Recomendaciones para aprender Portugués

Como aprender palabras y expresiones en Portugués Brasileño

Como aprender Portugués de Brasil de forma eficaz.

Algunas recomendaciones súper útiles para que puedas aprender más palabras y expresiones en Portugués Brasileño.

Muchas personas se asustan cuando digo que es posible aprender Portugués Brasileño en 3 meses (si ya saben Español), el hecho es que los 2 idiomas tienen sus similitudes, sin embargo verás que hay muchas palabras y expresiones en Portugués que no tienen nada que ver con el Español, en este video puse ejemplos de personas a seguir que practicaron con muchas ganas y consiguieron aprender Portugués muy rápido.

comparte_con_tus_amigos

Como aprender Portugués más rápido

  • Tener un propósito motivador para aprender el idioma.
  • Ver películas en Portugués. (Como aprender Portugués con Películas – Video)
  • Siempre que conozcas una palabra o expresiones en Portugués tomar nota en tu cuaderno.
  • Leer todo que pueda en Portugués, cambiar el idioma de tus dispositivos electrónicos y redes sociales.
  • Tener las tarjetas con palabras y expresiones para reforzar.
  • Nunca hacer traducciones de las palabras, entenderlas en el contexto.
  • Encontrar cosas que te encantan hacer y adaptar eso al Portugués.
  • Rodearse de personas que hablen Portugués. (nativos de Brasil son prioridad)
  • Hablar con personas de Brasil.
  • Suscribirse a Podcasts o canales en Youtube. (Acceder contenido nativo AQUÍ)
  • Viajar a Brasil
  • Preguntar siempre, mientras seas más curioso mejor, tendrás muchas oportunidade de aprender.
  • Tener disciplina, motivación y autoconfianza de que eres capaz de aprender Portugués.
  • Tener un material de Portugués enfocado en enseñarte vocabulario y expresiones. (Recomendación: Portugués Nativo)

SÚPER IMPORTANTE – EXPONERSE

Todas las personas que conozco que aprendieron Portugués muy rápido, TODASSIN EXCEPCIÓN.. son personas que siguieron todas las recomendaciones mencionadas aquí en esta publicación, yo hice igual cuando estuve aprendiendo Inglés y tuve la oportunidad de disfrutar de todo el proceso de manera muy dinámica y divertida, todo va a depender de tu creatividad para implementar el Portugués en tu día a día.

Aprender nuevas palabras y expresiones en Portugués se volverá algo SÚPER fácil una vez que tengas el contacto diario con el idioma, sin hablar también que una de las ventajas en aprender otro idioma es que se vuelve más fácil aprender los otros que quieras, tu mente tendrá más flexibilidad en aprenderlos.

RECOMENDADO: Como aumentar tu vocabulario en Portugués

Versión en audio del video con transcripción.

Fala aí galera, como é que tá, tudo de boa?

Philipe Brazuca aqui, gravando outro vídeo pra vocês, e aproveitando, o último vídeo que eu gravei sobre motivação, se você não viu esse vídeo, você tem que ver o vídeo, ok.

Clica aqui do lado, ou nesse lado, não sei onde eu vou colocar. Mas clica aí no vídeo, pra você ver, e você aprender, muitas coisas sobre motivação.

E claro, uma coisa que eu menciono no vídeo é, encontrar uma pessoa modelo, pra você seguir, e você atingir o seu objetivo, de aprender Português.

Então nesse vídeo, finalmente, eu consegui tempo pra gravar esse vídeo.

Já faz muito tempo que eu tô querendo gravar esse vídeo. Mas eu tinha outros vídeos pra gravar, então grava aqui, grava ali…

Finalmente consegui gravar esse vídeo, e a ideia, é o quê?

Mostrar pra vocês, algumas pessoas, que usam algumas técnicas pra aprender Português, e que funciona. Uma coisa impressionante.

E antes de começar também, gostaria de mandar um agradecimento especial, um «saludo», pra e Pessoas que acompanham o canal aí, que estão muito dedicados também, a aprender Português e que se nota, claramente, que são pessoas que querem aprender mais e mais.

Então agora, eu vou mostrar pra vocês, algo que eu já mostrei pra muitas pessoas, não aqui na internet, mas pessoalmente, e as pessoas «uaaa?», se impressionaram. Muito. E pra positivo, beleza.

Então espero que isso motive muito, pra que vocês possam seguir aprendendo mais e mais.

Vamo dar uma olhada aqui no que eu tenho pra vocês.

Olha só que maravilha.

Uma estudante colocou na parede da sala dela, vários cartões, com palavras. Com verbos, expressões, e vocabulário. Do curso completo de Português, pra que ela pudesse aprender isso, todos os dias. E sempre nas aulas, a gente conversava sobre essas palavras.

Eu ia escolhendo várias palavras que eram um pouco mais difíceis, pra que ela fosse falando, dando exemplos. Fazendo frases sempre.

Sempre que você fizer isso, você nunca vai utilizar tradução.

Você sempre vai utilizar uma frase que represente cada palavra que você separou.

Aqui também eu tenho uma estudante, daqui da Colômbia, essa estudante anterior que você viu é Juliana, muito dedicada também. E disciplinada.

Essa aqui é Erica, da Colômbia também. Ela fez o CELPE-Bras agora em abril. 2016. Em 3 meses de aula, ela conseguiu tirar «Intermediário Avançado». E tudo isso que você tá vendo aí, no caderno dela, São textos em Português, sem nada de tradução.

Vocês vão ver que tem muitas coisas coloridas também. Que são os verbos, vocabulário, e expressões. Pra que ela pudesse aumentar o vocabulário.

E ela sempre me perguntava:

Philipe, eu faço o texto sobre o quê?

E eu falava:

Faça o texto sobre algo que você faria em Espanhol.

Você gosta de quê? Você quer expressar o quê?

E ela ia lá e ‘pá’, escrevia o texto.

Ela conseguiu fazer a prova, conseguiu se dar bem, tirou uma boa pontuação na prova, pra uma pessoa que não sabia nada de Português.

E somente em 3 meses conseguiu isso.

Então você pode ver aí, vários e vários textos. E você percebe uma coisa, que os textos estão limpos. E no final você vê vários cartões também, que são os cartões que eu recomendo no vídeo, sobre ‘como aumentar o seu vocabulário’, que eu vou deixar aí na descrição desse vídeo, é muito importante.

Também tem, outra pessoa aqui, que é da Argentina. Paula.

E ela também, a mesma coisa. Fez um material aí, um caderno, cheio de palavras, do curso também. E, colocando o significado, dessas palavras. Sempre em Português. E você perceba uma coisa. No anterior, no de Erica, você viu que não tinha nada vermelho, corrigido, assim, como «tá errado, não sei o quê», aquele montão de coisa que as pessoas colocam, geralmente na metodologia tradicional.

Eu não estou de acordo com isso, e depois eu vou fazer um vídeo explicando por quê.

Você vai ver o material, tá limpo, tá totalmente favorável, pra que você possa praticar.

Eu tenho uma foto do mural, de Juliana, e ela fala que é a ‘parede da motivação’. E eu acho muito bacana.

Você viu ali no lado esquerdo que tem a palavra, o verbo «revezar». Ela colocou grande assim, porque ela sempre confundia «revezar» com «recusar».

Então ela colocava grande. Então sempre nas aulas eu falava:

Ok, quando eu estou na academia fazendo exercício, e eu quero estar alternando com outra pessoa, eu tô fazendo o quê?

Aí ela:

Revezar, revezar.

Ah beleza então.

Então sempre você vai utilizar isso nas aulas, vai facilitar muito, pra que as pessoas aprendam rápido.

Galera, uma coisa muito importante, é que vocês demonstrem motivação.

Quando vocês têm o seu professor de Português, que está motivado, como eu me motivo também, como eu já mencionei várias vezes.

Tem estudantes aqui que, são tão dedicados, que cara, na hora que você me ligar, pode ser 3 horas da madrugada, eu vou dar aula pra você, se você estiver precisando.

Por quê? Porque eu vejo que são pessoas que estão comprometidas. E isso me traz muita satisfação.

Mas imagina quando é o contrário, pessoas que não têm o compromisso de aprender, pessoas que, toda aula que chega, sabe menos Português.

Uma coisa que você tem que levar, como regra, 100% sempre que você voltar a uma aula de Português, você tem que saber mais. E não menos.

Não tem sentido você saber menos.

Porque você vai crescendo. Durante a aula você vai aprender muito, claro.

Aí chega um ponto que você tá sem aula. E começa mais suave, a subida. Mas não quer dizer, que vai descer. Então você continua praticando, continua escutando, aí você ‘PUM’, chega na aula de Português e fala:

Philipe, eu aprendi essa palavra aqui, não sei o quê…

Você aprendeu quando essa palavra, que eu não lembro de ter ensinado essa palavra?

Ah é que eu tava lendo um livro de tal pessoa, e eu encontrei essa palavra, procurei na internet, descobri o significado.

Caramba isso é muito bacana galera. Isso mostra que vocês têm compromisso. Mostra que vocês têm motivação.

E lembre de uma coisa, como eu mencionei no vídeo de motivação. Não é somente motivação, é, que é muito importante.

Eu acho tão interessante isso da motivação, que as aulas particulares que eu dou, quando eu vejo que o pessoal tá motivado, eu me motivo muito mais.

As aulas que eu dou aqui no YouTube, quando eu vejo que muitas pessoas comentam muitas pessoas dão like, eu falo «caramba a galera tá gostando, eu vou colocar mais». Eu vejo que tem o compromisso de vocês, com o meu trabalho. Com o meu esforço que eu coloco na internet. Então isso é muito bacana galera.

Isso acontece da mesma forma com o seu professor de Português, onde seja que você esteja.

Não importa, qualquer lugar, qualquer tipo de relação, entre estudante e professor, entre casais, namorado e namorada, se não existe reciprocidade, se acaba.

Vai chegar um ponto em que o professor vai falar, «não quero mais dar aula pra esse cara».

Já aconteceu comigo, de não querer dar aula pra uma pessoa, que não queria aprender.

E eu cheguei a devolver o dinheiro.

Toma, eu não quero o seu dinheiro.

Eu quero dar aula pra pessoas que querem aprender. Pessoas que estão comprometidas. Com a causa, entende? Pessoa que querem aprender de verdade.

Então, quando você vê pessoas que não têm motivação e tudo mais, que você faz todo o possível, pra dar motivação pra essas pessoas, mas, se não vem de dentro, se você não decide se motivar, então não tem como, não tem outra, ok. Não vai funcionar.

Então claro, pra incentivar, galera, um comentário aqui, homens, por favor. Vocês não apareceram nos vídeos que eu fiz.

Eu tenho vários estudantes que são homens, mas os homens não se dedicam tanto como as mulheres. Pelo menos pelo o que eu vi, por minha experiência.

Não sei se é verdade. Eu só tô comentando aqui, nada mais.

Mas se você é homem, e você tem o seu caderno também, cheio de anotações, se você tem os seus cartões colados na parede, no banheiro, no espelho, em todo lugar, tira uma foto disso, e me envia no WhatsApp.

Eu tô pensando em fazer um vídeo, com muitas pessoas compartilhando, a forma que elas estão aprendendo Português. Pra que outras pessoas possam conhecer.

Talvez muitas pessoas não teriam nem pensado em colocar um montão de cartões na parede, pra todos os dias, durante o café da manhã, tá vendo as palavras, tá

revisando, e tudo mais.

Fica a dica aí pra vocês galera. E espero que você tenha aprendido alguma coisa.

E como sempre, volto a repetir, pra tudo nessa vida, pra tudo nessa vida você vai precisar disso.

Tudo no começo, voltando à frase que eu falei no vídeo anterior,

Então espero que vocês consigam atingir o objetivo de vocês, de aprender muito Português, e claro, não somente o Português. Mas aprender mais que Português, através do Português. Esse é o meu propósito, por isso que eu trago leituras pra vocês, de temas variados, pra que você depois que aprender Português, você possa falar:

Caramba, eu aprendi Português, mas durante o processo de aprendizagem, eu aprendi muitas outras coisas.

E se trata disso. Isso aconteceu comigo no Inglês, e eu tenho um carinho muito especial pelo Inglês.

De fato, eu até gravei um vídeo falando como eu aprendi Inglês, por minha conta.

«Por minha conta», entre aspas, porque você não faz nada sozinho nessa vida.

Você sempre tá conversando com as pessoas, você tá aprendendo de outras pessoas.

Então fica a dica aí outra vez, abração.

Todas as pessoas que me seguem aí no YouTube, todas as pessoas que deixam comentários aí no WhatsApp, que compartilham os vídeos no Facebook também.

Galera, abração pra vocês, brigadão mesmo, vou continuar colocando mais e mais vídeos pra que vocês possam seguir o objetivo de vocês, de forma dinâmica, ok.

Animada. Com pessoas que inspiram energia. Fique perto de pessoas que inspiram energia.

Faça isso, e você vai se tornar uma pessoa que vai inspirar energia em outras pessoas.

Isso é algo muito positivo. Beleza, já acabei de falar aqui, eu falo muito, eu sei.

Esse é meu maior problema, fazer um vídeo curto.

Beleza galera, valeu então, tchau tchau.


EMPIEZA EL MINI CURSO GRATIS DE 7 DÍAS
INTRODUCCIÓN AL PORTUGUÉS

🇧🇷 ¿Quieres empezar a aprender Portugués? Vas a viajar a Brasil? Tienes amigos de Brasil? ▃ Suscríbete al Mini Curso...

Posted by Aprender Portugués Online con Philipe Brazuca on Tuesday, April 10, 2018

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *